top of page

PROCURE POR TAGS: 

POSTS RECENTES: 

SIGA

  • Facebook Clean Grey

ENTENDENDO O BALANÇO DE BRANCO

  • Luiza
  • 16 de nov. de 2015
  • 2 min de leitura

Balanço de branco (White Balance ou WB em ingles) é a remoção e o controle de cores não reais tornando branco as cores que são brancas aos nossos olhos. Para se fazer um balanço de branco correto, deve se levar em consideração a temperatura da cor do ambiente que será fotografado verificando se ela é “quente” ou “fria”.

Nosso cérebro é treinado para julgar o que é branco em diferentes situações de luz, por isso o braco é sempre branco. Já a câmera não possui essa inteligencia e precisa ser programada para isso.

Um ajuste incorreto do WB pode gerar imagens “coloridas” de azul, laranja ou verde que podem até mesmo estragar a fotografia. Para se fazer este ajuste na fotografia analógica é preciso o uso de filtros nas lentes e muito conhecimento sobre luz, já nas digitais é preciso apenas mudar a programação do WB ou simplesmente colocar no automático.

Entendendo a temperatura de cor…

A temperatura de cor descreve o espectro de luz irradiada de um corpo negro com uma certa temperatura. Um corpo negro é, basicamente, um objeto que absorve toda a luz que incide sobre ele — não deixando que ela seja refletida ou que o atravesse. Uma analogia bem simplificada do que pode ser um corpo negro em nosso dia-a-dia é o aquecimento de um metal ou pedra: dizemos que eles ficam vermelhos quando atingem determinada temperatura, e depois brancos quando ficam mais quentes ainda. De modo similar, corpos negros em diferentes temperaturas também têm temperaturas de cor variáveis de “luz branca”.

Por que a temperatura de cor é útil para os fotógrafos, se eles nunca lidam com corpos negros de verdade?

Felizmente, as fontes de luz como a luz do dia e lâmpadas de tungstênio produzem distribuições de luz muito parecidas com corpos negros, apesar de outras fontes como luzes fluorescentes e a maioria dos outros tipos de iluminação seja bem diferente. Já que os fotógrafos nunca usam o termo temperatura de cor para se referir a um corpo negro de verdade, o termo mais correto seria “temperatura de cor correlata” de um corpo negro de cor similar.

Como escolher sua referencia neutra para o ajuste do WB?

Referências neutras podem ou ser partes da cena (se você tiver sorte de captar uma), ou um objeto que você leva consigo. Referências portáteis pré-fabricadas são bem mais precisas já que sempre pode-se achar que uma referência numa cena é neutra, mas ela não ser. Cartões de referência neutros especiais para a fotografia podem ser bem caros e difíceis de encontrar, mas também é possível criar um em casa que é razoavelmente aceitável. Uma referência cinza ideal é alguma coisa que reflete todas as cores do espectro da mesma forma e pode fazer isso consistentemente sob uma vasta gama de temperaturas de cor.

Para cores de diferentes temperaturas, é legal utilizar o balanço de branco automático, pois a câmera calcula uma media da temperatura das cores e ajusta,e quando ajustamos manualmente esse calculo não é feito, podendo “distorcer” algumas cores.

Curtiu o post? Siga o blog Olhar fotográfico!!! :D

Commenti


  • b-facebook

© 2016 por Olhar Fotográfico. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page