top of page

PROCURE POR TAGS: 

POSTS RECENTES: 

SIGA

  • Facebook Clean Grey

LOMOGRAFIA

  • Luiza
  • 21 de out. de 2015
  • 3 min de leitura

Você é apaixonado pelo estilo vintage de fotografia? Gosta de fotografar no filme para poder revelar depois e ver a magia acontecer? Por mais que a fotografia digital tenha invadido nossas vidas, ainda existem câmeras que utilizam filmes fotográficos e que podem ser revelados à moda antiga!

As câmeras Lomo, muito utilizadas até hoje, possibilitam a prática de uma fotografia mais “rustica” pois utiliza filme e não é necessário pilhas ou baterias (exceto para os flashes). Feitas totalmente de plastico, essas câmeras são leves, praticas, baratas e com um design muito fofo. O preço é bem variado entre as cidades e sites, mas encontrei alguns modelos com preços entre R$180,00 e R$390,00… sendo que as mais caras são as que utilizam o filme 120mm.

A Lomo surgiram no ano de 1982, em meio à Guerra Fria, quando o Ministério da Defesa Soviético ordenou que a empresa LOMO produzisse maquinas fotográficas pequenas e fáceis de usar. A inspiração veio de uma maquina fotográfica japonesa compacta e muito resistente e com lentes excepcionais e a ideia de produzir câmeras baratas para servirem de verdadeiros instrumentos de propaganda. A Lomo Kompact Automatic foi produzida em grande escala e vendida em vários países, sendo sucesso até hoje.

"Lomomania” ou “lomografia”, movimento fotográfico propriamente dito, começou em Praga em 1991, quando jovens vianenses descobriram esse tipo de máquina. Começaram a fotografar tudo e muitas vezes sem olhar através da objetiva e ficaram fascinados com as cores, luzes e qualidade das imagens e, pouco depois, a moda Lomo se espalhou por todo o mundo. A “lomografia” pode ser definida como a arte de fotografar o cotidiano, de forma imprevisível… sem muitas produções.

Dando uma olhada pela internet, achei uma página citando “as 10 regras básicas da lomografia”, achei bem interessante apesar de ter achado apenas uma página que citavam essas regras, são elas:

  1. Leve a sua Lomo para onde for.

  2. Fotografe a qualquer hora do dia ou da noite.

  3. A Lomografia não interfere na sua vida, é parte dela.

  4. Aproxime-se o mais possível do objeto a ser fotografado.

  5. Não pense.

  6. Seja rápido.

  7. Você não precisa de saber antecipadamente o que vai fotografar…

  8. …Nem posteriormente.

  9. Não fotografe com os olhos.

  10. Não se preocupe com as regras.

MELHORANDO SEU RELACIONAMENTO COM A FOTOGRAFIA ANALÓGICA

Nem sempre é fácil fazer fotografias nas câmeras Lomo, e sempre fica aquela ansiedade de saber como as fotos estão ficando (pelo menos eu sou assim rsrs). Na fotografia analógica não conseguimos ver o resultados das fotos até o dia da revelação do filme e, muitas vezes, depois de revelado, vem aquela decepção porque parece que nada ficou como você gostaria. Então para evitar isso, separei algumas dicas para ajudar (ou pelo menos tentar):

  1. Sempre se aproxime do objeto que quer fotografar. Capturar os detalhes da imagem é um pouco mais difícil e exige aproximação, não seja tímido :P

  2. Observe se os planos estão bem organizados, uma foto mais “clean”, sem muitos elementos misturados, ficam bem mais bonitas

  3. Observe o limite de distancia do flash e se a câmera possui obturador manual e automático, dessa forma você regula melhor a entrada de luz no filme e pode até dar aquele efeito legal nas imagens

  4. Tente fotografar sem mostrar o que esta fazendo, assim tudo sairá um pouco mais “natural” e a imagem ficará menos dura

  5. Procure não centralizar de mais suas fotografias, procure mudar os ângulos

  6. Conheça seu equipamento. Mesmo as Lomos possuem alguns recursos essenciais e que devem ser conhecidos e dominados pelo fotografo. Experimente!

  7. Observe a direção e intensidade da luz pois a luz frontal pode ser um pouco ruim para as fotos feitas com as Lomos

  8. Quanto mais fotos bater, mais provável sera de conseguir uma boa foto e mais treinado ficará para conseguir aquela foto incrível!

  9. Observe o ISO/ASA do filme antes de colocar na máquina pois é ele quem vai definir a qualidade da sua foto. Eu uso na minha Lomo o filme ASA 200, mas é bom observar a necessidade de ser maior ou menor. SE tiver duvidas confira o post sobre ISO

  10. Use e abuse dos filtros! As câmeras Lomo já vem com alguns filtros coloridos na embaragem, é só encaixar para deixar suas fotos mais divertidas!

Daí, depois de ler isso tudo você se pergunta… “mas e as suas fotos feitas com a Lomo?”, pois é, ainda não revelei nenhuma, mas assim que eu revelar posto todas e posto mais dicas!

Mas agora é com você! Duvidas ou sugestões? Deixa ai nos comentários!!!!

Comments


  • b-facebook

© 2016 por Olhar Fotográfico. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page