COMO ESCOLHER O CARTÃO DE MEMÓRIA?
- Luiza
- 20 de set. de 2015
- 2 min de leitura
Tão importante quanto saber comprar um bom equipamento é saber comprar um bom cartão de memória, afinal de contas você vai precisar armazenar suas imagens até poder ter acesso a um computador, certo? Os cartões de memória são um facilitador e tanto na hora de capturar imagens pois, diferentes dos antigos filmes, os cartões nos possibilitam gravar mais imagens em menos tempo e em um arquivo digital, facilitando também na hora de armazenar em um HD ou na hora de editar as fotos.
Como podemos observar nas lojas ou em sites de compras, existem vários tipos de cartão de memória, desde aqueles usados nos celulares (microSD) até os maiores usados em câmeras profissionais como os Compact Flash como no caso de algumas câmeras maiores da Cânon. Para a fotografia em geral, é utilizado com muita frequência o cartão SD (Secure Digital) que além de ser um pouco mais baratos são excelentes armazenadores de imagem e dificilmente vão pegar um vírus por ai. Geralmente, recomenda-se o uso do cartão SD classe 10, pois este também permite o armazenamento de vídeos, mas hoje em dia está tão comum os classe 10 que, você meu caro leitor, não vai precisar procurar muito preocupar com isso.


Nossa preocupação agora será com a velocidade de armazenamento do cartão. Na foto acima, temos o exemplo de um cartão com capacidade de armazenar 45MB/s, mas já temos cartões muito mais potentes que este e que possibilitam capturar dezenas de imagens em um intervalo bem curto de tempo. Vale lembrar também, que quanto maior a quantidade de MB/s maior será o valor do cartão. Na hora de comprar, recomendo os cartões da marca SanDisk que, pelo menos na minha mão, foram os que menos deram erros ou pegaram vírus (rs).
Comentarios